poluição
A poluição é um dos fatores que pode contribuir com bastante força para a redução da biodiversidade, uma vez que afeta não só seres vivos seus habitats e ecossistemas. Existem vários tipos de poluição:
Poluição luminosa – provocada pela luz excessiva causada pelos humanos, principalmente nas grandes cidades. O escuro da noite é tão essencial como a luz do dia, maior parte dos seres vivos servem-se da escuridão para que possam ter repouso e realizar certas atividades que só podem ser feitas na ausência da luz. Quando a existência da luz permanece em excesso o repouso, as atividades e consequentemente os próprios seres vivos são prejudicados. A poluição luminosa interfere em muitos ecossistemas, prejudicando várias espécies entre elas destacam-se as aves os peixes e as tartarugas marinhas.
De noite aves são atraídas pela luz das lâmpadas ou do fogo, ficando completamente desorientadas. A utilização de luz à noite já é usada como método de caça de algumas aves.
As tartarugas marinhas quando nascem, principalmente de noite, seguem o horizonte mais claro, pois é aí que vão encontrar o mar, uma vez que o horizonte noturno é mais claro no mar do que em terra. As luzes de candeeiros ou casas, pode confundi-las fazendo com que se dirijam na direção errada ficando expostas a predadores, desidratação e elevadas temperaturas após nascer o sol.
Poluição atmosférica – é o tipo de poluição mais “conhecido” e falado no mundo e é também dos mais graves, sendo uma enorme ameaça para os seres vivos e para os seus ecossistemas. A poluição atmosférica trata-se de mudanças na atmosfera que causam um impacto negativo a nível ambiental e da própria saúde humana.
A poluição atmosférica tem como principais consequências a contribuição para o aquecimento global e as chuvas ácidas, estes dois acontecimentos prejudicam principalmente os ecossistemas ameaçando assim os seres vivos que neles habitam.
São muito conhecidos os efeitos do aquecimento global,