Poluição sonora
Resumo
=> Definição: É o elevado nível de sons e ruídos. Perturba a saúde humana e o meio ambiente.
Som: é o resultado da vibração acústica capaz de produzir uma sensação auditiva.
Ruído: é o conjunto de sons desagradáveis, indesejáveis e perturbadores.
Graham Bell propôs a unidade em que o som é medido em decibéis (db).
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) 70 decibéis é o máximo de barulho permitido sem causar danos à saúde.
=> Efeitos do Ruído
O ruído é um problema ambiental nos grandes centros urbanos e que preocupa a Saúde Pública. Sons e ruídos em excesso deterioram a qualidade de vida, prejudicando o repouso noturno e o sossego público.
Outra consequência desse excesso é a surdez, assim como a redução da memória e da capacidade de comunicação, perda de sono, envelhecimento prematuros e distúrbios neurológicos, cardíacos, circulatórios e gástricos.
Ruídos moderados causam lentamente estresses, distúrbios físicos, mentais e psicológicos, insônia e problemas auditivos. Posteriormente causa distúrbios secundários, tais como a pressão arterial elevada, má digestão e até impotência sexual.
=> Conforto Acústico e Critério Ocupacional
O conforto acústico é regulamentado pelo CONAMA na Resolução 01 de 8 de março de 1990 estabelecido na norma NBR 10.152 de dezembro de 1987, a qual estabelece os limites máximos em decibéis em determinados locais. Ex.: Restaurante ≤ 50 db.
O critério ocupacional trata dos efeitos auditivos conforme a Portaria nº 3214 R 15 de 08.06.78 do Ministério do Trabalho, de acordo com a tabela abaixo:
Tempo Decibéis
8 horas 85
4 horas 90
2 horas 94
1 hora 100
30 minutos 105
15 minutos 110
7 minutos 115
=> Programa Silêncio
Compete ao IBAMA a coordenação do Programa Silêncio
Com o crescimento demográfico nos centros urbanos o CONAMA estabeleceu através da Resolução 02 de 08.03.90 o Programa Nacional de Educação e Controle da Poluição Sonora - Silêncio, que tem como