Poluição do solo
COLEGIADO DE ENGENHARIA CIVIL
POLUIÇÃO DO SOLO
VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
AGOSTO – 2012
ÁLVARO AMÂNCIO DE NOVAES
FILIPE GUSMÃO DE O. NUNES
ROMULO MORENO NOGUEIRA WESLLEY IRAN SENA DA SILVA
YAN OLIVEIRA BATISTA
POLUIÇÃO DO SOLO
Trabalho apresentado como critério avaliativo da disciplina Meio ambiente da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC do Campus de Vitória da Conquista do Curso de Engenharia Civil da Turma A do Turno Matutino, IV Semestre.
Orientador (a): Prof (a) Luana Silva Santana
VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
AGOSTO-2012
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 04
2. PROBLEMATIZAÇÃO 05
3. JUSTIFICATIVA 07
4. SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA 08
5. CRONOGRAMA 09
6.REFERENCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O solo é a camada superficial da crosta terrestre, sendo de fundamental importância para a vida de várias espécies. No entanto, as atividades humanas têm provocado a poluição do solo, fato extremamente prejudicial para todos nós.
A produção exagerada de lixo é uma das principais responsáveis pela poluição do solo. Durante o processo de decomposição de restos de alimentos, ocorre a produção de gases e de chorume, que é um líquido extremamente poluente e com forte odor. O chorume infiltra o solo, causando a sua contaminação, além de atingir o lençol freático (água subterrânea).
A utilização de agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes químicos nas atividades agrícolas também contamina o solo. Esses produtos químicos são prejudiciais às formas de vida microbiológica presentes no solo, alterando de forma drástica sua composição.
O solo contaminado acaba afetando as plantações e as áreas de pastagens. Sendo assim, os vegetais absorvem essas substâncias, que são ingeridas pelos humanos e por outros