Poluição dos solos
Escola Superior de Tecnologia – EST
Introdução às Ciências do Ambiente
Poluição do solo
Gleison Nogueira
Igor Mendonça
Leonardo Said
Nicholas Piccoli
Manaus, 08 de maio de 2012.
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado para ter conhecimento, refletir e analisar sobre o que significa de fato a poluição do solo.
A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios diretos ou indiretos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.
Para entender o aspecto da poluição do solo é necessario entender seus problemas atuais, as causas e propostas de possíveis soluções, destacando também os apectos da atual legislação brasileira.
Nesse sentido pretende avaliar não só a poluição, como fornecer noções básicas sobre sua aplicação e impactos na atualidade.
As causas e os efeitos da Poluição do solo * Agrotóxicos
Causa: A agricultura convencional está baseada na utilização de produtos agroquímicos, como agrotóxicos. Eles são detinados a matar, controlar ou combater pragas, conservar e amadurecer alimentos. Espalham-se por todo meio aplicado, 50 a 70% é desperdiçado. O uso contínuo de agrotóxicos gera a resistência das pragas, ocasionando a utilização de doses cada vez maiores. Com o aumento de seu uso, o homem contamina os alimentos e o meio ambiente.
Consequência: A longo prazo surgem consequências relacionadas, principalmente, com problemas no sistema nervoso, doenças cancerígenas ou alterações fetais, já comprovados por estudos da área médica. "Tais propriedades deveriam ser levadas em consideração pelo Ministério da Saúde na hora de aprovar o registro dos agrotóxicos e classificar seu grau de