Engenharia aplicada
DE
ELETRICIDADE APLICADA
Indutores
Definição:
Os indutores são dispositivos elétricos passivos capazes de armazenar energia na forma de campo magnético. Estes componentes são geralmente construídos como uma bobina de material condutor, por exemplo, com fios de cobre, normalmente os mais utilizados. Um núcleo de material ferromagnético capaz de aumentar a indutância, concentrando as linhas de força de campo magnético que fluem pelo interior das espiras.
Formatos mais comuns existentes:
Pot Core
Protege a bobina contra impulsos eletromagnéticos vindo de outras fontes.
Recomendada para altas frequências.
Toroidal
Permite o máximo aproveitamento do núcleo do material magnético.
Muito usados na eletrônica.
São mais baratos que o pot core.
São facilmente montados.
Utilizado para várias aplicações.
Perfil E
Materiais mais usados no núcleo: * Ferrite * Pó de magnésio * Ligas metálicas
Aplicação:
Vamos a um exemplo simples para o entendimento do funcionamento do indutor, depois mostraremos em um exemplo um exemplo bastante útil de onde ele pode ser aplicado.
Observe a figura acima, o que você observa na ilustração é uma bateria, uma lâmpada, uma bobina de fio ao redor do núcleo de ferro (em amarelo) e um interruptor. A bobina é o fio indutor. Se tirasse o indutor do circuito, teria uma lanterna comum. Você fecha o interruptor e a lâmpada se acende. Com o indutor, o comportamento é totalmente diferente.
A lâmpada é um resistor, a resistência converte energia elétrica em energia térmica fazendo no caso o filamento da lâmpada brilhar. O fio na bobina tem muito menos resistência. Então, o que você espera quando liga o interruptor é que a lâmpada brilhe muito fracamente. A corrente deveria seguir o caminho de baixa resistência, através do indutor. Mas o que acontece é que quando você liga o interruptor, a lâmpada brilha intensamente e, na sequencia, fica mais fraca. Quando desliga o interruptor a lâmpada brilha intensamente