poluição de rios e águas
Os rios trazem um enorme benefício para a sociedade, e possuem grande importância para a organização da geografia do local. Porém, nas grandes cidades, esses rios estão sofrendo conseqüências negativas, pois a cada dia é despejado mais lixo nas águas das cidades, e esses rios acabam se tornando esgotos a céu aberto. Esses rios, que em muitos casos são tratados como subprodutos da sociedade urbana, são utilizados como depósito de lixo.
Os principais fatores que levam à poluição dos rios são:
Esgotos extremamente sujos que caem diretamente nos rios;
Lixos urbanos, como as garrafas pet, lixo orgânico, detergentes, móveis, entre outros;
Falta de conscientização da população. Os esgotos que não são tratados possuem restos de alimento, fezes humanas, produtos de limpeza, entre outros, e são diretamente jogados aos rios, fazendo com que fique cada vez mais difícil a recuperação das águas poluídas. A conscientização da população seria uma forte aliada na despoluição dos rios, que seriam mais bem utilizados, trazendo grandes benefícios econômicos e sociais.
Poluição da água
A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos) podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada. As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. A água que pode ser consumida sem risco para a saúde está extinta na Terra. Isso se deve ao fato que, com o passar dos anos, esse bem tão importante para toda espécie de vida, vem sendo ameaçada pela poluição.
Para diminuir a poluição das águas não devemos:
Jogar lixos em rios, praias, lagos, etc.
Descartar óleo de fritura na rede de esgoto.
Utilizar agrotóxicos e