Poluicao na Atmosferica de Manaus
Uma pesquisa inédita feita no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) buscou encontrar os pontos mais críticos de concentração de dióxido de nitrogênio na capital amazonense. A rotatória do Eldorado (Parque 10), zona Centro-Sul, foi o ponto com o maior índice de poluição do ar, entre as 20 áreas analisadas em Manaus.
Segundo a pesquisadora Najara Marinho, este é um dos fatores mais agravantes para este cenário. A falta de uma regulagem correta dos motores e a queima de combustíveis fósseis são outros fatores que contribuem para o aumento da poluição do ar na capital amazonense. A pesquisadora explicou ainda que para a realização do estudo, foram montados vinte pontos de coleta de amostragem de ar, principalmente em locais com grande fluxo de veículos, próximos de termelétricas, e também empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
A primeira etapa da pesquisa foi dividida entre a coleta de 12 amostragens, coletadas em intervalos de 30 dias. “Ao todo foi um ano de coletas de amostragem de ar”, explicou Najara. Ponto neutro
O ponto considerado como “branco” pelos pesquisadores, com índice zero de poluição, foi o ponto instalado na Marina Tauá, zona Oeste da capital. No laboratório os dados obtidos foram comparados com os índices meteorológicos da cidade e que apontavam a ausência de discrepâncias entre as amostras.
Soluções tecnológicas
Hoje há várias tecnologias capazes de reduzir o número da emissão desses gases poluentes gerados pelos carros. Os veículos novos já saem de fábrica com um catalisador instalado junto ao escapamento do carro. Esse catalisador tem o poder de reter uma parte