Transito e as questões ambientais
Introdução
Escolhemos como tema deste trabalho “O trânsito e as questões ambientais” por estar relacionado com o objetivo deste trabalho que trata dos principais problemas causados pelo trânsito ao meio ambiente.
A população mundial vem crescendo a cada ano de forma acelerada e conseqüentemente trazendo
consigo
vários
problemas
ambientais.
Esse
crescimento geralmente se desenvolve a partir de suas vias e estradas, concentrando um número elevado de veículos, além de pessoas e animais trafegando, diariamente, nos grandes centros urbanos.
As ocupações irregulares, comumente chamadas de invasão, teve seu impulso em 1947 quando o Parque Amazonense (localizado na zona sul da cidade de Manaus, foi alvo de uma invasão promovida por um grupo de paraibanos, logo após o final do esforço de guerra. Esses nordestinos vieram para a Amazônia para trabalhar nos seringais abandonados depois de encerrado o primeiro ciclo da borracha, no início do século passado. Conhecidos como soldados da borracha, os trabalhadores ficaram desamparados com o fim da Segunda Guerra Mundial, só restando a eles buscar condições de vida nos centros urbanos, surgindo o Bairro
Nossa Senhora das Graças. Nesta época, muitos igarapés da cidade já haviam sofrido o problema das ocupação irregular.
Entre os problemas ambientais decorrentes da explosão demográfica, o trânsito¹ é um dos principais agentes de poluição do meio ambiente. As questões ambientais promovidas
pelo
trânsito
são
vistas
cotidianamente
e
suas
conseqüências já são visíveis para o ser humano, entretanto, poucas são as impunidades para os agentes-poluidores. Em razão disso, foi implantada uma legislação e apontadas algumas possíveis soluções para os problemas ambientais causados pelo trânsito.
O
mais
comum e comentado pelos estudiosos
desse espaço
de
conhecimento é a poluição atmosférica, entretanto, existem outros tipo de poluição, entre eles a