Tipos de poluição
1. INTRODUÇÃO
O Coroado surgiu em 1971, iniciou o processo de ocupação urbana que marcou a expansão de Manaus para a Zona Leste.
O Bairro se estabeleceu na área pertencente à
UFAM, que já era utilizada para a fabricação de carvão por sitiantes que moravam nas adjacências, e foi invadida por pessoas vindas de outras partes da cidade e do interior do
Estado, atraídas pela perspectiva de empregos na Zona Franca de Manaus.
(Jornal
do
Comércio, edição de aniversário de 350 anos de Manaus).
Neste bairro, com muitos problemas de infra-estrutura e deficiências sociais, decorrentes até pelo meio de ocupação, é que se encontram as duas áreas de estudo das fontes de poluição do ar, da água e do solo.
A poluição do meio ar, é a existência ou a disseminação, no ambiente atmosférico, de conteúdos em quantidade tal, que acarretará na saúde, na segurança e no bem estar dos seres vivos que ali habitam, nas características do biótopo e na utilização deste recurso ambiental.
A poluição do meio água, é muitas vezes, resultado do mau manejo das águas residuárias, mas ela também pode ser causada, quando se utiliza, cursos ou canais d’água para deposição de resíduos sólidos, estes que ora podem ser “jogados’’ diretamente ou podem ser arrastados através de um escoamento superficial (causado por uma chuva, por exemplo).
Além disso, pode haver a poluição da água através da infiltração de sustâncias tóxicas no solo, estas que podem atingir o lençol freático.
A poluição do meio solo, afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios diretos ou indiretos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.
O que se observa no bairro do Coroado (Manaus-AM), que será detalhado no decorrer do trabalho, é uma