Polu
Algumas reflexões a partir do processo civilizador
Sérgio Luis Giacomello sergiogi@terra.com.br
Heloisa Helena Baldy dos Reis - Professora (UNICAMP) helobaldy@yahoo.com
Resumo
O trabalho tem como objetivo compreender o papel do lazer na vida dos indivíduos.Para isto, tomamos como referencial a teoria do processo civilizador, particularmente os escritos de Elias e Dunning
(1992). Dentre os autores brasileiros recorremos a Marcellino (1995), Padilha (2002) e Gutierrez
(2001)para uma revisão de seus conceitos de lazer. O estudo tentou responder basicamente duas questões: 1. o que leva essencialmente as pessoas a buscar as atividades de lazer? 2. O que existe subjacente a este fenômeno social que se tornou “objeto de desejo” na sociedade atual? Concluímos que a teoria do processo civilizador e os estudos baseados nela sobre o lazer e o esporte moderno nos permitem compreender o lazer na atualidade, assim como responder as questões levantadas.
Palavras-chave: lazer; lazer e sociedade; lazer e processo civilizador
Na sociedade atual um dos temas mais discutidos é o lazer. Mesmo a discussão sobre qualidade de vida, tão em moda no nosso cotidiano, passa sempre pela vivência de atividades de lazer no “tempo livre” como sendo fundamentais para uma melhora na condição geral de vida das pessoas. O súbito interesse pelo lazer vem tornando o termo de uso comum na sociedade atual.
As pessoas, na maioria das vezes influenciadas pelo poder da mídia, vêem o lazer como mais um produto a ser consumido, comprado pelo poder do capital.
A popularização do termo lazer, vivenciado hoje, de modo que todas as pessoas são capazes de falar dele, de defini-lo e de consumi-lo (de alguma maneira), afasta o mesmo de sua concepção enquanto fato social relevante na vida humana, reduzindo-o na maioria das vezes a mera mercadoria.
É conveniente, portanto, descrever alguns conceitos de lazer encontrados na literatura, definido por autores