Polo incentivado
Otermo Pólo Incentivado de Manaus é uma espécie de evolução do modelo Zona Franca, este modelo foi criado e é administrado pela Superintendência do Pólo de Desenvolvimento Econômico Incentivado de Manaus (Suframa). A “primitiva” Zona Franca de Manaus foi criada no ano de 1957 e revogada pelo decreto-lei em 1967, e ao longo dos anos passoupor quatro fases distintas, até chegar à quinta fase, que é a atual.Abrange hoje cerca de 600 fábricas, sendo o segundo pólo industrial brasileiro (depois de São Paulo), empregando, hoje em dia, mais de 100 mil funcionários diretamente, 400 mil indiretamente e faturando mais de 30 bilhões de dólares por ano.
Para chegar a este patamar e atrair tantas empresas nacionais e multinacionais o modelo conta com uma série de benefícios fiscais e extrafiscais, advindos do governo federal, estadual e municipal. Além disso, existem ainda investimentos, projetos e parcerias voltadas à ciência e tecnologia, proteção ambiental, capacitação dos operários e divulgação da Amazônia.
Dessa forma, vê-se que este cenário é importantíssimo para a economia do estado e do país, gerando emprego e renda para a população, desenvolvimento urbano, conservação e proteção ao meio ambiente, bem como arrecadação de impostos pelo governo para aplicação no estado.
1- O Modelo ZFM
Para compreender melhor o que é o Pólo Incentivado de Manaus, e necessário saber incialmente sobre a ZFM. A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento regional que foi implantado no ano de 1957 e suas finalidades foram alteradas mais tarde pelo governo brasileiro, em 1967, com a finalidade de criar uma base econômica na Amazônia Ocidental e promover a integração socioeconômica da região ao restante do País, como forma de diminuir as disparidades regionais e de garantir a soberania nacional sobre as suas fronteiras territoriais.
Ao contrário do que muitos pensam o modelo ZFM não abrange somente a cidade de Manaus, mas sim, parte da Amazônia Ocidental,