Empreendedorismo
MBA – POLI/USP (matricula 45780)
Essencialmente cada tipo de negócio, de uma empresa real e de uma virtual (puramente internet), possui suas particularidades (modelos e etc.), porém, nenhuma das duas escapa da necessidade de possuir um modelo de negócio e, principalmente, que este seja rentável.
A ausência do conhecimento supracitado levou muitos jovens a empreenderem, criando empresas de internet nos anos 90 e 2000 sem qualquer estruturação quanto ao modelo de negócio e, muito menos se o mesmo era rentável/escalável. Preocuparam-se unicamente e colocar algum “assunto” no ar e, dado que a internet ainda era uma novidade e não existia (pelo menos no senso comum) uma noção de qual era o nível de recorrência e visitantes que um site poderia atingir, depois vender a algum investidor aventureiro que se simpatizasse com a ideia.
Entendo que qualquer empreendedor/investidor que possua um nível razoável de aversão ao risco, rapidamente perceberia tal condição que se mostrava essencialmente insustentável. Podemos fazer um paralelo com pessoas que compram ações em IPOs, ou seja, compram baseados em análises fundamentalistas, porém, sem qualquer comportamento histórico para se basear e tentar antever a aceitação do mercado. Hoje, os IPOs já estão mais rarefeitos em função dos reflexos da crise, mas mesmo assim os investidores que se aventuram a este tipo de investimento foram diminuindo, ficando restrito a nichos especializados e conhecedores do risco que estão assumindo. O mercado de empresas de internet imagino que tenha um comportamento similar hoje e dificilmente participaria deste tipo de iniciativa desprovido de informações essenciais.
Outra opção. avia Oliveira Arante - 28 de March, 2012 @ 4:48 pm
Para a administração de uma empresa do mundo real e uma empresa pontocom, é necessário os mesmos procedimentos e modelos: plano de negócios, estudos de mercado,etc. Porem o que difere são as particularidades, como