Impressoras
2. Introdução Uma impressora ou dispositivo de impressão é um periférico de output , que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou outro resultado de uma aplicação.
3. Introdução (cont.) Até à déc. 80, existiam 2 métodos de impressão, laser ( sem impacto ) , mais direccionado para empresas, e a matricial ( de impacto ) , direccionado para pequenas empresas e particulares.
4. Introdução (cont.) Nos anos 80, surgem as impressoras de jacto de tinta e até que nos anos 90 é introduzida a cor.
5. Introdução (cont.) Acompanhando a evolução dos computadores as impressoras foram-se especializando em cada uma das vertentes. Assim, encontram-se impressoras optimizadas para desenho, outras optimizadas para texto e outras ainda para raster.
6. Tipos de Impressora Impressoras Jacto de Tinta Impressoras Laser Impressoras Matriciais Impressoras de Linha Impressoras Térmicas
7. Outros Tipos de Impressora Impressoras de cera térmica Impressoras de grande formato ( Plotters ) Impressoras de tinta sólida Impressora de sublimação
8. Jacto de Tinta Este tipo de impressora vem dotado de uma cabeça de impressão com pequenos orifícios que despejam milhares de gotículas de tinta por segundo, comandados por um software que determina a mistura de tinta e onde deverão ser lançadas as gotículas .
9. Importância das Cores O tinteiro de cor vêm usualmente com 3 cores (ciano, amarelo e magenta), enquanto o tinteiro de cor preta, vem em outro tinteiro separado, sendo todas as outras cores formadas por misturas destas.
10. Importância das Cores (cont.) Actualmente já existem impressoras com qualidade fotográfica que vêm em tinteiros separados e já possuem 6 cores, sendo 2 cores complementares: ciano claro e magenta claro, com o objectivo de dar uma maior fidelidade no arranjo gráfico