Impressoras
Impressoras que podem produzir objetos tridimensionais estão disponíveis há anos. No entanto, na Universidade Tecnológica de Viena, um dispositivo de impressão foi agora desenvolvido, que é muito menor mais leve e mais barato que o normal impressoras 3D. Com este tipo de impressora, todos podem produzir pequenos objetos 3D em casa, utilizando planos de construção baixados da internet - e isso pode economizar dinheiro em, por exemplo, peças de reposição.
Vários campos científicos têm que se unir, para projetar uma impressora 3D. O dispositivo foi montado por engenheiros mecânicos no grupo de pesquisa do professor Jürgen Stampfl, mas também a investigação química pela equipe do professor Robert Liska foi de crucial importância: em primeiro lugar, os químicos para determinar que tipos especiais de material sintético possam ser usados para impressão 3D.
O princípio básico da impressora 3D é bastante simples: o objeto desejado é impresso em uma pequena bacia cheia de resina sintética. A resina tem uma propriedade muito especial: ele endurece justamente onde ele é iluminado com feixes intensos de luz. Camada por camada, a resina sintética é irradiada, exatamente nos pontos certos. Quando se endurece camada, a camada seguinte pode ser ligada a ela, até que o objeto seja concluído. Este método é chamado de "tecnologia de fabricação aditiva".
Este método não é projetado para produção em grande escala de artigos em massa - para isso, existem alternativas mais baratas. A grande vantagem da fabricação aditiva é o fato de que oferece a possibilidade de produzir objetos sob medida, ajustados individualmente. O protótipo da impressora não é maior que uma caixa de leite, pesa 1,5 kg, e custa apenas 1200 Euros, o que é extremamente barato. "Nós continuaremos a reduzir o tamanho da impressora, e o preço vai certamente diminuir, também, se ela for produzida em grandes quantidades", Klaus Stadlmann acredita.
Pocket photo