Politrauma pediatria
É muito importante a ressuscitação inicial, características anatômicas e fisiológicas em crianças, prioridades na ressuscitação, transporte com eficiência e o tratamento definitivo.
Os traumas que levam à morte em nosso país são os atropelamentos, quedas, afogamentos etc. Infelizmente muitas dessas crianças apresentam traumatismo craniano .
As quedas são outra causa comum de traumatismo na infância e, em geral, ocorrem em crianças menores.
O radiologista desempenha um papel crucial na gestão multidisciplinar do paciente de trauma, que nas últimas décadas sofreu uma mudança evolutiva de radiografias simples de multidetectores corpo CT completo, impulsionado pela tecnológico e cultural alterações na saúde.
Este artigo mostra a evolução dos diferentes protocolos e status atual da gestão de paciente de trauma.
O radiologista integrado em uma equipe multidisciplinar deve decidir a técnica de imagem e protocolo mais adequado em cada situação, adaptando-se recursos tecnológicos disponíveis.
A criança apresenta grande potencial de recuperação, porém a ressuscitação inadequada é considerada a maior causa de óbitos por trauma passível de prevenção. Cuidados na abertura e manutenção da via aérea, na oferta adequada de fluido para acriança vítima de politraumatismo, assim como no diagnóstico precoce e tratamento efetivo de hemorragias internas melhoram o prognóstico e reduzem drasticamente as taxas demortalidade.
Procedimentos em politrauma diagnostico por imagem , pediatria.
Radiografias obrigatórios: RX. AP peito e Rx. AP pélvis em emergência Rx. cervical perfil (Rx e antes de remover colar) TC abdominal ombro, fratura da pelve e hematúria macroscópica Rx. ossos longos dos membros: deformidade