Politicas e Economia
A política econômica são todas as atitudes que o governo toma para controlar os instrumentos econômicos, para que assim alcance seu objetivos macroeconômicos. Logo o papel do governo é cuidar do interesses e bem estar da população. A política econômica tem como finalidade afetar a economia controlando a sua estabilidade.
Esta política existe para direcionar o governo no setor econômico que por sua vez a dividiu em quatro setores que são essenciais para um bom funcionamento do sistema.
Tais como: REGULAR, PROVER, REDISTRIBUIR E ESTABILIZAR.
Regulando as atividades econômicas e disposições administrativas, com isso controla alguns preços, monopólio e ações danosas ao direito do consumidor, exemplo: cobranças excessivas de certos produtos como preço de pão, valor de carros e etc.
Provendo o fácil acesso a bens e serviços essenciais principalmente aqueles que não são de interesse do setor privado, como educação, saúde, defesa, segurança, transporte e justiça exemplo: redistribuindo bens e serviços para que exista uma igualdade social e ao mesmo tempo estabilizando e controlando as taxas do país tais como a inflação, taxa de desemprego e o nível de produção e automaticamente beneficiando toda a população.
Política fiscal: Serve para controlar os gastos que o governo faz. O governo adquire impostos que é sua receita, está receita é destinada para construções de entidades publicas.
A política fiscal coordena indiretamente os preços e as compras que a população necessita. Por exemplo: em épocas de recessão o governo aplica política fiscal expansionista que significa mais gastos (do governo), menos impostos (para população). Em épocas sem crise o governo aplica política fiscal contracionista que significa menos gastos (do governo) e mais impostos (para a população).
Política Monetária: Serve para controlar o dinheiro distribuído no país (em circulação) tem as seguintes funções: taxa de juros (SELIC), emissão de moeda, créditos, Open