Politicas sociais
A palavra Etnografia vem do grego:
ETNOS=POVO
GRÁPHO=DESCREVER
Descrever um povo.
O objetivo da Etnografia
"Abordada na ciência antropológica, À etnografia é um método tradicional que visa realizar a descrição dos significados pertencentes a um determinado grupo. Todo grupo social atribui significados as suas experiências de vida."
Fernando Rebouças
A Etnografia investiga a fundo um determinado grupo explorando seu meio social, através de entrevistas aos membros, analisa fatos e interpreta relações ali existentes. Ela compreende crenças, valores, desejos, comportamentos e sentimentos do grupo a partir de experiências vivido pelos seus integrantes.
Para haver a investigação etnográfica a integração do pesquisador se da a partir de sua infiltração no cotidiano do grupo sem que haja interferência. Ele está ali apenas como observador e estudioso.
Como surgi a Etnografia
A formação do campo etnográfico se da por volta do século XV e XVI, época da descoberta do "novo mundo" e consequentemente de grupos étnicos que viviam fora do universo cristão. Surgem então questões importantes como, por exemplo, a compreensão desses povos ao quais seus valores culturais são totalmente diferentes do até então existente mundo cristão e suas explicações para todas as causas universais.
As primeiras observações etnográficas eram relatos e descrições feitos pelos administradores das colônias, missionários e que repassavam essas informações aos conquistadores que a partir dai formulavam estratégias para “civilizar" o até então povo "primitivo”. Um exemplo disso é o que os portugueses fizeram com os índios brasileiros, apresentaram-lhe de uma forma forçada a religião cristã europeia além de tentarem mudar suas vestimentas acrescentando-lhes roupas entre outros objetos trazidos de sua cultura.
A partir da formulação da Teoria Evolucionista de Darwin (1809-1882) a etnografia é reconfigurada. É reconhecida então a possibilidade de convivência com outros valores desde