Politicas Sociais
JULIANO YOSHIO SATO CASTILHO
POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL 1960-1980
Ponta Porã
2014
JULIANO YOSHIO SATO CASTILHO
POLÍTICA SOCIAL DO BRASIL 1960-1980
Trabalho de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Economia Política, Estatística e Indicadores Sociais, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II, Psicologia Social e Seminário Interdisciplinar III.
Profs.: Clarice da Luz Kernkamp, Marilucia Ricieri, Paulo Sérgio Aragão, Sérgio Góes.
Ponta Porã
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................04
2- DESENVOLVIMENTO..................................................................05 CONCLUSÃO..............................................................................08 REFERÊNCIAS...........................................................................09
INTRODução
O presente trabalho tem por objetivo discutir a política social no Brasil entre as décadas de 60 e 80, relacionando-as com o Serviço Social, bem como o comportamento dos grupos durante essa época.
Durante os anos 60-80 ocorreram às ditaduras militares, onde somente três países eram democráticos. Houve pouco avanço no Estado Democrático de Direito (eleições indiretas, falta de liberdade, tortura). Muitas dificuldades econômicas e sociais (elevação da dívida externa, pobreza, região mais desigual do mundo).
DESENVOLVIMENTOEntre os anos de 1964 a 1988, o Brasil se desenvolveu economicamente com expansão da produtividade, modernização da economia e entrada do capital estrangeiro em parceria com o estado. A ditadura caracterizou-se por forte censura, ausência de eleições, controle do Congresso Nacional pelo poder militar, então no executivo, e repressão violenta aos opositores, considerados subversivos