ANIMALIA
Isto tem implicações em vários factores relacionados com a circulação rodoviária e o meio ambiente.
Apesar da utilização do sistema de ar condicionado se traduzir num consumo acrescido de combustível, um automóvel climatizado de forma eficaz não precisa de circular com os vidros abertos, não alterando a aerodinâmica do veículo. Da mesma forma, o conforto para os condutores reduz-se numa redução do stress na condução e do ritmo cardíaco do condutor, aumentando assim a sua concentração e o bom desempenho da tarefa da condução.
O sistema deve, no entanto, ser utilizado de forma responsável e regrada. Deve, por exemplo, evitar-se uma diferença de temperatura superior a 12 graus centígrados entre o interior e o exterior do habitáculo, já que isso pode prejudicar a saúde dos ocupantes do veículo.
O sistema de ar condicionado assegura de forma simultânea a temperatura, a humidade, a limpeza e a distribuição do ar de um determinado meio envolvente. Para assegurar o seu bom funcionamento, recomendamos os seguintes procedimentos.
- Em condições de calor extremo, o tejadilho de um habitáculo pode atingir os 70 graus. Antes de ligar o ar condicionado, deve arejar o interior do seu veículo para que o calor acumulado no mesmo possa ser evaporado. Se ligar de imediato o ar condicionado, pode pôr em risco a sua saúde.
- Quando a temperatura exterior atinge os 3 graus negativos, o compressor pode ficar danificado. Para que tal não suceda, o ar condicionado não deve ser ligado.
- Muitos condutores têm o hábito de ligar o ar condicionado somente quando está calor, podendo assim passar períodos muito prolongados sem que o mesmo seja