serviço social
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA:PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
PROFESSOR:HELENROSE PEDROSA COELHO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
- ANÁLISE DO FILME TROPA DE ELITE -
ANA LÚCIA DE SOUSA – 386710
DAYANE MARQUES CARNEIRO – 375676
EMILIANA PAIXÃO MENDES OLIVEIRA – 382771
KARLA LETÍCIA DA SILVA PESSOA – 372956
MARIA JOSÉ MARTINS ALVES – 374744
PRISCILA ALVES DE HOLANDA – 375257
ITAPIPOCA – CE
SETEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
Analisar o filme “Tropa de elite” não é tarefa fácil; falar de coisas boas isso sim é agradável e satisfatório, pois muitas vezes estamos acostumados a conviver com coisas simples e fáceis de serem resolvidas; mas pelo fato de ser um filme que trata de problemas, conflitos, desigualdades, injustiças, pobreza, se torna um pouco difícil de ser debatido e mais difícil ainda encontrar soluções para que esses problemas sejam resolvidos.
O filme relata a vida dura dos policiais do BOPE, e a podridão que é o sistema policial na cidade. Em resumo, ele descreve uma realidade lamentável do Rio de Janeiro, onde todo o sistema funciona para se perpetuar, incluindo policiais corruptos, traficantes, políticos e consumidores de drogas da classe média e alta. Mostra também um Capitão vivendo angústias pessoais, ausente em sua família e ponta firme em seu trabalho. A tropa de elite da PM é tratada como grupo ainda protegido contra a corrupção que devorou o restante da polícia, graças provavelmente ao sentimento de honra de seus membros. A realidade do BOPE é: guerra é guerra. E o Rio vive, especialmente nesses locais, uma verdadeira guerra civil, com a total ausência do império da lei.
Os conflitos que serão abordados são: Consumo e tráfico de drogas no meio burguês e nas favelas, duas realidades opostas onde o que prevalece é o capital, ou seja, o poder.Com base nesses conflitos responderemos as seguintes indagações: Por que duas