POLITICAS SOCIAIS; um direito de todos
AGRADECIMENTOS
Primeiramente agradeço a Deus, por mais esta jornada cumprida, as minhas filhas Neusa Camilla e Maria Victória pela ausência nos momentos de pesquisas e leituras.
Os primeiros anos do século XX, o Brasil foi marcado por um período difícil, principalmente na área da economia, a população urbana crescia de forma acelerada, a partir do capitalismo surge a questão social nas suas mais variadas faces: miséria, desemprego, a fome, violência etc. Em meio a esse contexto surge o Serviço Social. Na sua formula assistencialista, como uma alternativa para conter conflitos entre a classe dominante e trabalhadores insatisfeitos com sua condição, com o intuito de promover um estado de bem estar social.Segundo Iamamoto e Carvalho (2012):
É neste contexto histórico que surge o Serviço Social, não como medidas coercitivas vidas do Estado e sim da iniciativa de grupos da classe trabalhadora por intermédio da igreja católica, com uma base bem delimitada.
No Brasil, as políticas sociais e o Serviço Social foram implantados na terceira década do século XX. O Serviço Social surgiu no bojo deste cenário, tendo como grande desafio garantir a implantação e execução dessas políticas sociais e ao mesmo tempo atender as demandas do Estado que nada mais era que manter a ordem social.
As políticas sociais existentes em meados do século XX, se pautavam na assistência social e prestação de serviços sociais e cabia ao Serviço Social implantar e executar tais políticas sociais que abrangia atendimento medico, psicológico, reinserção social entre outros.
A implantação das políticas sociais no Brasil aconteceu de forma lenta, foi preciso muitas lutas e reivindicações da classe dominada, alcançando assim um mínimo de condição para atender suas necessidades