politicas públicas
As políticas públicas atualmente não são feitas para cuidar dos problemas e necessidades mais urgentes da população. São usadas como ações imediatas para conquistar o eleitor que não consegue opinar na divisão orçamentária. Os políticos não pensam em ações que mudam uma sociedade para sempre e optam pelo caminho mais fácil ao prometer, ainda em campanha, milhares de resoluções que muitas vezes nem são capazes de cumprir. A forma despreocupada com que o país é administrado causa descrença na população, pois ela não vê o orçamento sendo investido no que realmente é necessário.
Para a esfera pública, o que é realizado hoje para as áreas de saúde, educação e moradia são o necessário para o crescimento da população. Entretanto, muitos municípios sofrem diariamente com a falta de oferta das necessidades básicas garantidas pela Constituição Federal.
A implantação de melhorias nas políticas públicas é essencial para aumentar a qualidade de vida dos brasileiros e índices como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Em suma, o que se vê hoje é que a decisão de sistematizar o controle dos programas governamentais o que é uma decisão muito mais política que técnica.
Sabendo-se da existência de uma forte restrição orçamentária, este cenário só é possível ser modificado em meu ponto de vista, se for melhor avaliado em cima do que é essencial para população em geral, de forma que em cima desta avaliação possa se saber como e onde aplicar os recursos públicos escassos, seja eles nos âmbitos Federais, Estaduais