Politicas públicas
a importância das políticas públicas para a efetivação dos direitos humanos no brasil
INTRODUÇÃO
Diversidades culturais não deveriam, mas infelizmente muitas vezes resultam em exclusão, desigualdade, discriminações e preconceitos, isso ocorre porque essas diferenças que unem grupos sociais não são aceitas pela sociedade. Por isso, os valores humanos, ética, alteridade, liberdade, respeito, etc. precisam de uma vez por todas se efetivar e os direitos humanos no Brasil serem respeitados. Precisamos então, que o direito à diversidade seja assunto abordado pelas Políticas Públicas. A partir da Constituição Federal de 1988 o desafio da inclusão social e cultural das populações historicamente excluídas e discriminadas foi lançado e então surge um desafio maior, conhecer a organização social e o modo de vida das populações afro- brasileiras e vindas de quilombos já que conhecendo facilmente, serão perceptíveis suas necessidades.
DESENVOLVIMENTO
“E a situação sempre mais ou menos Sempre uns com mais e outros com menos A cidade não para, a cidade só cresce “O de cima sobe e o de baixo desce.” (Chico science – A Cidade)
A citação de Chico Science deixa claro nossa verdadeira realidade histórica, para entendermos claramente os porquês das desigualdades sociais, basta olharmos para o processo histórico do desenvolvimento do capitalismo brasileiro. Até a década de 1930, a produção brasileira era predominantemente agrária, o Brasil exportava produtos agrários para outros países- o café principalmente. As indústrias existiam, porém em número reduzido.