Campo elétrico
Experiência 1 – Campo elétrico
Campo Elétrico
Em volta da terra existe um campo chamado gravitacional, em que todo corpo que possui massa sofre a influência desse campo, uma atração gravitacional. A força gravitacional é sempre de atração.
Em volta de cargas elétricas existe uma região chamada de campo elétrico, em que outras cargas sentem a influencia desse campo, mas diferente do que acontece com o campo gravitacional, uma carga elétrica próxima da outra pode sentir atração ou repulsão, se forem duas cargas de sinais iguais, duas positivas ou duas negativas, o campo é de repulsão, mas se forem duas cargas de sinais opostos, o campo elétrico é de atração.
Assim como a Terra tem um campo gravitacional, uma carga Q também tem um campo que pode influenciar as cargas de prova q nele colocadas. E usando esta analogia, podemos encontrar:
[pic]
Desta forma, assim como para a intensidade do campo gravitacional, a intensidade do campo elétrico (E)é definido como o quociente entre as forças de interação das cargas geradora do campo (Q) e de prova(q) e a própria carga de prova (q), ou seja:
[pic]
Sendo k= 8,99 x [pic]
Chama-se Campo Elétrico o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma carga geradora de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a uma força de interação (atração ou repulsão) exercida por Q.
Já uma carga de prova, para os fins que nos interessam, é definida como um corpo pontual de carga elétrica conhecida, utilizado para detectar a existência de um campo elétrico, também possibilitando o cálculo de sua intensidade.
Vetor Campo Elétrico
Voltando à analogia com o campo gravitacional da Terra, o campo elétrico é definido como um vetor com mesma direção do vetor da força de interação entre a carga geradora Q e a