Nestle
Aluno: Givanildo Dias da Silva
Turma: NA-7
Data: 20/09/2012.
Tema da Pauta: Crescimento Industrial de Pernambuco
O estado de Pernambuco tem se destacado nacionalmente devido aos grandes investimentos financeiros empregados nos últimos anos. A reindustrialização surge após décadas de estagnação. Há séculos os canaviais dominam a economia e paisagem pernambucanas. O açúcar foi u dos primeiros produtos de exportação brasileira e os engenhos, portanto, inseriram Pernambuco no mapa da economia nacional, consolidando o domínio do estado no mercado do açúcar e álcool.
Duzentos anos depois Pernambuco se prepara para um novo avanço econômico e industrial com a incorporação de estaleiros, refinarias, montadora de automóveis e outras indústrias. Em Suape estima-se que os investimentos chegam a 62 bilhões de reais e contam com a participação de aproximadamente 100 indústrias nesse complexo. Já para mata norte, onde será construída uma montadora de automóveis, a FIAT, os investimentos alcançam os 7 bilhões de reais.
O estado passa por uma mudança de perfil econômico com as novas indústrias que movimentam e iniciam a retirar o setor econômico-industrial da estagnação do mercado açucareiro. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) são 8.200 empresas de transformação de mercado no estado. Mas, a cana de açúcar com seus derivados ainda lidera o ranking de produtos mais exportados. É notório que os lucros significativos que reflitam no produto interno bruto (PIB) ou nas exportações ainda levarão certo tempo para serem expressos. Todavia, o fato do estado está muito abaixo do esperado no critério de inovação tecnológica preocupa os especialistas no setor, que apontam a renovação no sistema de ensino, o incentivo a criatividade, o desenvolvimento econômico e social como pontos primordiais para essa