Politicas publucas
1- Qual conceito da infância este texto referenda?
R-Fez com que a criança deixasse de ser objeto de tutela, para figurar como sujeito de direito.Considerando a criança como cidadão, ou seja sujeito social de direitos, estabeleceu a responsabilidade do Estado em atender os direitos da infância, entre os quais o direito à educação.Anterior a constituição de 1998, a questão da infância restringia- se ao amparo e a assistência, contrapondo-os âmbitos do dever e do direito, a qual incorporou-se todo um movimento da Educação Infantil.
2- Por que hoje se pode falar em criança de direito?
R- Por que o principio constitucional da educação e a criança de 0 a 6 anos ao reconhecê-la como sujeito de direito, transforma as instituições de atendimento a infância em espaço de promoção e defesa de sua cidadania. A creche que era de serventia só para as mães que trabalhava passa a ser reconhecida como Instituição da Educação Infantil. Não podendo mais ser diferenciada das demais instituições de atendimento às crianças pequenas quanto aos seus objetivos e ações.
3-O que é FUNDEB?Em que ela se diferencia do FUMDEF?Comente sobre os benefícios desta política publica.
R- FUNDEB é um fundo que favorece recursos para todas as etapas de Educação Básica desde Creches, Pré-Escolas, Educação Infantil,Ensino Fundamental,Ensino
Médio, até a Educação de Jovens e Adultos alem da Educação Indígena e Quirambola. Ele entrou Em vigor em janeiro de 2007 e se estende até 2020.
FUNDEB (Fundo De Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).O que existe atualmente, destina re-
Cursos somente para o ensino fundamental.
O FUNDEB e o FUNDEF trouxeram benefícios como o nivelamento de recursos para a educação sendo assim esses recursos padronizou a educação fazendo com que as diferenças sociais diminuíssem.
4-Quais as vantagens e as desvantagens da implantação do