estrutura das oraçoes
Marina C. Mendes
ESTRURURA DA ORAÇÃO capítulo quatorze
Belo Horizonte
2015
Atividade 1.
Problemas da oração
1. Nessa era em que a tecnologia(,) consegue desenvolver todo um trabalho em um povo, auxiliando(,) nas mais diversas áreas possíveis, aplicando-a corretamente(,) terá os resultados mais positivos e práticos, tanto na vida rural ou na urbana tem-se segurança, bem estar e(,) transportes rápidos e seguros, para lugares de fácil ou difícil acesso, locomover-se pessoas de longínquos lugares em poucas horas, numa harmonia social e cultural muito grande.
2. Por outro lado temos também que ver que temos países(,) como o Brasil e a Etiópia, que existem áreas com quase inexistência da tecnologia e a miséria toma conta destes lugares, com isso prejudicam o desenvolvimento causando enormes diferenças entre os povos.
3. A ganância do como fazer é que o torna irracional e insaciável, considerando que ele constrói tudo, basta criar, mas isso tem limite, não adianta irmos a lua(,) construirmos túneis e digladiarmos por poderio econômico e (não) esquecermos que a humanidade tem as classes menos privilegiadas, subnutridas, contudo não sabemos caminhar com a tecnologia
Legenda: entre () existe no texto original mas não deveria existir.
De vermelho é correção ortografica, acresimo de palavra ou pontuação.
Atividade 2.
O princípio da organização
As frases 1 e 2 estão perfeitas, entretando a frase 3 esta um pouco sem nexo, já que a ordem das orações deixa o sentido da frase muito vago
A flexibilidade da língua
1. A Comunidade Européia
2. O perfil da Europa
3. Maio
As duas orações tem o mesmo sentido/significado, mas a primeira enfatiza o sucesso do programa “Rá-Tim-Bum” enquanto a segunda frase enfatiza as pessoas que fizeram o programa.
Exercício 1
1. Milhares de candidados fazem vestibular todos os anos, nas