Fontes de Energia
Gás Natural
O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, fonte de energia limpa ele é uma mistura de hidrocarbonetos leves, cujo constituinte é o metano.
Vantagens
- Por não ser muito tóxico e por sua combustão liberar quantidades menores de dióxido de carbono, em relação ao petróleo e ao carvão, é considerado uma fonte de energia mais limpa e abundante que pode substituir outros combustíveis mais poluentes.
Desvantagens
- Apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão.
- Por ser mais leve que o ar tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados.
- Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto, finita.
- Em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono (altamente tóxico).
Curiosidade: O gás natural não possui cheiro. Aquele cheiro que sentimos é artificial, ou seja, adicionado pelas companhias de gás para que possamos identificar um possível vazamento de gás. Este procedimento começou a ser tomado após uma explosão ocorrida em 1937 numa escola dos EUA. O acidente provocou a morte de 300 pessoas.
Petróleo
É um óleo natural, de coloração escura, de origem fóssil, constituído de hidrocarbonetos. É a mais importante fonte de energia (através da queima) e constitui a matéria-prima da indústria petroquímica, responsável pela manufatura de milhares de produtos de consumo diário, tais como: plástico, adubos, corantes, detergentes, álcool comum, acetona, gás hidrogênio, etc.
Vantagens
- O petróleo tem uma das mais altas densidades de energia, o que significa que uma pequena quantidade de óleo pode produzir uma grande quantidade de energia.
- Não necessita de muita mão de obra.
- Facilidade de armazenamento e transporte.
Desvantagens
- Produz poluição atmosférica.
- Fonte esgotável de energia.
- Degradação do meio ambiente.