Novo A Documento Do Microsoft Word
As orações subordinadas podem ser desenvolvidas ou reduzidas. Orações subordinadas desenvolvidas são introduzidas por pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas e apresentam o verbo no modo indicativo ou subjuntivo. Orações subordinadas reduzidas não são introduzidas por pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas e apresentam o verbo no gerúndio, particípio ou infinitivo.
As orações subordinadas são classificadas em substantivas, adjetivas e adverbiais.
Orações subordinadas substantivas
Orações subordinadas substantivas são orações que exercem as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto, tendo a mesma função que um substantivo na estrutura frásica. Começam, maioritariamente, com as conjunções integrantes que e se.
Existem seis tipos de orações subordinadas substantivas:
Oração subordinada substantiva subjetiva
Oração subordinada substantiva objetiva direta
Oração subordinada substantiva objetiva indireta
Oração subordinada substantiva completiva nominal
Oração subordinada substantiva predicativa
Oração subordinada substantiva apositiva
Orações subordinadas adjetivas
Orações subordinadas adjetivas são orações que exercem a função de adjunto adnominal de um termo da oração principal, tendo a mesma função que um adjetivo na estrutura frásica. Começam, maioritariamente, com o pronome relativo que.
Existem dois tipos de orações subordinadas adjetivas:
Oração subordinada adjetiva explicativa
Oração subordinada adjetiva restritiva
Orações subordinadas adverbiais
Orações subordinadas adverbiais são orações que exercem a função de adjunto adverbial do verbo da oração principal, tendo a mesma função que um advérbio na estrutura frásica.