politicas publicas
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA
ALUNA: JOSEANE SANTOS SOUZA
MATRICULA: 91222116 POLO: JACARACI
PROFESSORA-PESQUISADORA: GIULIANA CAVALCANTI VASCONCELOS.
PROFESSORA-MEDIADORA: KEDMA MENDONÇA PEREIRA DE SOUZA.
POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BIOVIRTUAL 2015.1: FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Como sabemos, a educação é de grande importância para o desenvolvimento de um país. Sendo assim, é necessário que haja grandes investimentos por parte dos governantes para que se tenha uma educação de qualidade e que seja acessível a todos. No entanto, Em vários países em desenvolvimento, inclusive o Brasil, ainda podemos ver uma grande carência de infraestrutura nos ambientes de ensino e a falta de boas condições financeiras para os profissionais da educação.
Visando resolver tais problemas e consciente da necessidade de uma boa educação para manter um país desenvolvido em boas condições e ajudar os em desenvolvimento a se erguerem, é que o Bando Mundial passou a ser uma grande fonte de financiamento externo para a educação.
Essa ajuda do Banco Mundial, que corresponde a menos de 1% dos gastos dos países desenvolvidos, serve para ajudar os países na elaboração de politicas que seja subsídios para uma educação de qualidade que possa atender toda a sociedade principalmente aqueles alunos que tem dificuldade de aprendizagem para evitar a repetência e a evasão escolar. O BM faz mais do que financiar o capital, ele estabelece condições que devem ser cumpridas para que haja uma reforma educacional com base em propostas para melhorar o acesso, a igualdade e a qualidade dos sistemas escolares.
Em países em desenvolvimento, como o Brasil, por exemplo, a taxa de participação no financiamento do BM é muita pouca, porque o poder de voto é proporcional aos recursos de cada país. Dessa forma, os países desenvolvidos e mais ricos, tem autonomia para modificar regras e vetar propostas de países financeiramente mais pobres, como