politicas publicas
MÓDULO 2 | Políticas Públicas e Gênero
UNIDADE 1 | Gênero, Sexo e Sexualidade
panorama conceitual
Gênero e sexo são a mesma coisa? A diferença de sexo torna homens e mulheres desiguais?
As diferenças de gênero são naturais (definidas pela biologia) ou culturais
(construídas socialmente)?
Qual a importância da sexualidade e da orientação sexual para as políticas públicas?
Vivemos em uma sociedade extremamente marcada pelas diferenças de gênero. Quando falamos de gênero, estamos nos referindo às construções e às expectativas sociais sustentadas em relação aos homens e às mulheres. Em outras palavras, gênero diz respeito ao modo como nossa sociedade constrói representações sobre ser homem e ser mulher e pressupõe que sejam naturalmente estabelecidas. Desde pequenos, educamos os meninos para agirem de uma determinada forma e as meninas, de outra.
(...) a condição de gênero está ancorada nos significados que indicam o que é ser homem ou ser mulher e não na anatomia dos corpos.
Gênero diz respeito ao modo como nossa sociedade constrói representações sobre ser homem e ser mulher
Para as Ciências Sociais, o conceito de gênero foi demarcado pelo pensamento feminista nos anos 1970, e se refere à construção social do sexo anatômico. Foi criado para distinguir a dimensão biológica da dimensão social, baseando-se no raciocínio de que há machos e fêmeas na espécie humana, mas que a maneira de ser homem e de ser mulher é instituída pela cultura. Assim, o conceito de gênero contribui para pensarmos as relações sociais estabelecidas entre homens e mulheres.
Para entendermos o que é gênero, cabe uma separação entre a noção de gênero e a noção de sexo.
Sexo diz respeito às características físicas e anatômicas dos corpos, isto é, o sexo refere-se às características que distinguem o corpo do homem do corpo da mulher, como os órgãos genitais. Já o conceito de