TG unip
Aluno(s):
Andrea Rodrigues Batista RA 1430049
Lisandra Teixeira Moreno RA 1433480
POLO SOROCABA
2014
Pergunta:
Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos. OPERADORES ARGUMENTATIVOS
Operadores Argumentativos são o que podemos chamar de ponte entre as orações. São palavras ou expressão que possibilitam uma junção, ligação e coesão, dando sentido à frase. Elucidando a argumentação, possibilitando assim, sentido a qual foi proposta.
Criado pelo professor Francês Oswald Ducrot, autor da teoria semântica argumentativa ou semântica da enunciação, a expressão operadores argumentativos tem a missão de apontar na gramática de uma língua quais são os elementos que provem a direção argumentativa qual o enunciado quer dizer ao leitor. Esses então, explícitos na própria estrutura gramatical da frase.
Para Ducrot existem duas noções básicas para observar esses argumentos:
♦ Classe argumentativa: conjunto de enunciados (orações) que servem como argumento para determinada conclusão.
♦ Escala argumentativa: enunciados de uma classe colocados em ordem de força em favor de uma mesma conclusão
Exemplo de classe argumentativa - Luciana é a melhor cozinheira. Estudou gastronomia em escola Francesa, Faz pratos internacionais.
Argumento 1 – Estudou gastronomia em escola francesa.
Argumento 2 – Faz pratos internacionais.
Conclusão Luciana é a melhor cozinheira.
Exemplo de Escala argumentativa – Luciana é a melhor cozinheira. Não só estudou gastronomia em escola francesa, mas também faz pratos internacionais.
Nesse caso a força argumentativa está na frase Não só estudou gastronomia em escola francesa e na frase, mas também faz pratos internacionais.
Existem tipos de operadores argumentativos.
Operadores que somam