Politicas publicas
Caique Giacomo Ragazzi1&Julianne Alvim Milward-de-Azevedo2
1. Bolsista PROIC/ DPPG, Discente do Curso de Administração, DCAA/UFRRJ; 2. Professora do Curso de Administração DCAA/UFRRJ.
Palavras-chave: Empreendedorismo de pequeno porte, sustentabilidade, políticas públicas
Introdução
A pesquisa teve por objetivo realizar a análise do empreendedorismo de pequeno porte no município de Três Rios, sob a perspectiva de políticas públicas de geração de trabalho efetivadas pelo governo municipal, com o apoio do governo estadual e federal. Os agentes que interagem com as políticas de fomento ao microcrédito e ao empreendedorismo foram estudados, com vista a compreender o quadro existente no município em questão.
Metodologia
A metodologia de pesquisa foi dada pelos levantamentos bibliográfico, documental, de campo, além de se constituir em um estudo de caso. O universo da pesquisa foi dado pelos empreendedores de pequeno porte no município de Três Rios segundo os dados do cadastro obtido junto à prefeitura Municipal, a Sala do Empreendedor. Também fazem parte desse universo os agentes que interagem com as políticas de fomento ao microcrédito e ao empreendedorismo no município. Quanto à coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi estruturadas com o preenchimento dos questionários in loco com a amostra selecionada dos MEIs, 200, e entrevistas junto aos agentes que interagem com as políticas de fomento ao microcrédito e ao empreendedorismo no município de Três Rios.
Resultados e Discussão
Da amostra selecionada, 200 microempreendedores, participaram da entrevista e do preenchimento do questionário 65 MEIs. É importante observar a grande dificuldade em realizar essas entrevistas com o preenchimento dos formulários, pois o microempreendedor sempre atarefado com o seu empreendimento apresentou grandes dificuldades em dispor do tempo