politicas publicas de informacao
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Cadeira:
Politicas de Informação
Resenha Critica: Politicas Publicas de Informação
Docente: Me. Rafael Simone Nharreluga
Discente: Abnadia Lúcia Raul
Maputo, Abril de 2014
Análise de Politicas Publicas: uma abordagem em direcção as políticas públicas de informação.
No artigo com o título supra citado, os autores analisam as politicas publicas de informação não só em processos complexos, mas também sinalizadores de construtos políticos característicos da contemporaneidade.
Os autores examinam as políticas públicas de informação como um dos objectos de acções governamentais e de investigação em vários campos de conhecimento do uso da informação que emergiram após os anos e provocaram varias reconfigurações em diversos cenários informacionais entre o Estado e sociedade, uma vez que, o estado adquiriu novos contornos, assim como a cidadania inventou novos mecanismos informacionais para o exercício de direitos políticos sociais e civis.
Segundo eles, politica de informação é identificada como um tema emergente após a segunda guerra mundial especialmente em países de capitalismo central e em contextos variados. O tema adquire nitidez teórica e desdobramentos operacionais nas estruturas do Estado, tomando como principio que esse cenário forja se num regime democrático.
Citam autores que confrontam o tema e admitem a diversidade de conceitos, entendendo que a concepção das políticas de informação se completa com o seu papel principal do qual decore o intercâmbio formal de informação.
No que se refere a conceituação geral e histórica, os autores afirmam que o estudo das políticas se insere hoje, nos esforços para compreender o papel do Estado e suas implicações na sociedade contemporânea. Apesar de recente, o estudo actual das políticas