Sistemas de Informação
Informação -> Conjunto de fatos (dados) organizados (processados) de tal forma que tenham um valor agregado em si.
Por exemplo, em um sistema de controle de ponto de funcionários de uma empresa, o horário de entrada diário de cada funcionário é considerado dado.
Combinando (processando) os horários de chegada de um funcionário em todos os dias de um mês, podemos obter o seu percentual de atraso (% atraso), que é uma informação, possibilitando ao gerente penalizar ou parabenizar o funcionário.
Tipos de sistemas de informação
Sistemas de Processamento de Transação (SPT)
Num primeiro momento, os sistemas automatizaram os processos rotineiros, os chamados sistemas de processamento de transação (SPT), úteis não só na redução de custos mas também em um melhor controle e eficiência das operações de rotina.
Os SPTs provêm informações de cunho operacional, ajudando no melhor controle das operações.
Utilizado por usuários normais.
Sistemas de Informação Gerencial (SIG)
A partir do momento que a operação funcionava de forma automatizada, os gestores perceberam que podiam expandir os sistemas para gerar informação mais complexa que pudesse apoiá-los nas decisões do dia a dia. Surgiam os sistemas de informação gerencial (SIG) para a gestão das atividades a que se destinavam.
Os SIGs provêm informações gerenciais aos supervisores, gerentes e cargos correlatos, apoiando as decisões que se fazem necessárias no dia a dia.
Utilizado por supervisores, gerentes.
Sistemas Estratégicos (SIE)
Não tardou muito para que o nível estratégico da empresa vislumbrasse que os sistemas podiam proporcionar um diferencial competitivo em relação à concorrência.
Era a geração dos sistemas estratégicos (SIE) que visam a atender à demanda da direção das empresas (diretores, vice-presidentes e presidentes), ajudando a traçar as diretrizes estratégicas da organização.
Utilizado por diretores, presidentes.