fichamento Jardim
INSTITUTO DE ARTE E COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: POLÍTICAS INFORMACIONAIS
ALUNA: MAYARA CABRAL COSMO.
1. REFERÊNCIA
JARDIM, José Maria. Políticas públicas de informação: a (não) construção da política nacional de arquivos públicos e privados (1994-2006). In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 9, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: ECA/USP, p. 1-17, 2008.
2. FICHAMENTO
Disserta sobre as questões que envolvem o desenvolvimento de políticas públicas arquivísticas nacional e o impacto da não instituição dessas políticas na sociedade. Identifica as políticas públicas em arquivos como parte constituinte nos aspectos das políticas públicas informacionais, sugerindo diversas temáticas à investigação na área de Ciência da Informação. Aponta ainda a responsabilidade do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ – em estabelecer uma política nacional de arquivos, intervindo como órgão principal de um Sistema Nacional de Arquivos - SINAR. Apesar de o CONARQ ter desenvolvido inúmeras ações técnico-científicas imprescindíveis, não foi capaz de formular – tal como previsto na legislação – uma política nacional de arquivos e tampouco de implementar o Sistema Nacional de Arquivos. No que tange a ausência de uma política pública arquivística em nível nacional, assinala também os obstáculos enfrentados pelo Estado em estruturar e efetivar as políticas públicas informacionais. Finaliza enfatizando a tendência de aumento das problemáticas relativas ao direito da sociedade à informação e ao uso da memória pública, além de pôr em evidência a competência do Estado em solucionar essas questões.
3. PALAVRAS-CHAVES
Arquivo público. Políticas públicas informacionais. Políticas públicas para arquivos.
4. CITAÇÕES
De acordo com Jardim:
Tendo como referência fundamental a contribuição da Ciência da Informação sobre a informação enquanto fenômeno social, cabe-nos