Fichamento a Sedução do Lugar
Universidade São Judas Tadeu
Fichamento
Aluno (a): Tamires Barreira Ribeiro Souza
RA: 201202674
Sala: 3°AARM
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: AUPU 301- Fundamentos de Projeto de Urbanismo e Paisagismo II
Profª: Carolina
Assunto: Os subúrbios e as novas capitais
Referência bibliográfica:
RYKWERT, Joseph. A Sedução do Lugar.Cap.6. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. ISBN 8533619499
A sedução do lugar - Cap. 6
Joseph Rykwert
Fichamento Cap. 6 - Os subúrbios e as novas capitais
No Livro “A Sedução do Lugar” o Arquiteto e autor Joseph Rykwert baseia-se em argumentos que cria uma cronologia histórica com base na articulação de “Ideias de Cidade “, que leva o autor a considerar a origem de cada lugar e pais relatado no capitulo. O autor busca uma visão do futuro das cidades no século XXI a partir do pensamento Urbanístico que marcaram os séculos XIX e XX.
Rykwert parte do século XIX contando a evolução histórica, e abordando a cultura das cidades associando principalmente com as indústrias, que sobrecarregava o tecido urbano e fez com que tivesse uma pré-disposição que originasse uma urbanização desenfreada, vinculada com o surgimento de subúrbios. Trouxe questões relacionadas ao crescimento urbano e populacional, e com ela a necessidade de acomodação da crescente população com a nova classe média, articulando com projetos de adaptação para cada cidade. Rykwert coloca também o crescimento das cidades em extensão em paralelo com a expansão dos sistemas viários.
Na Europa durante a Idade Média diante da taxa de viajantes que migravam e a de Importação induziu um mercado livre, de modo que fizeram com que as cidades medievais crescessem e assim já nessa primeira época se instalasse os primeiros núcleos de moradia “parasitaria”, originando o crescimento dos subúrbios incontrolável e não planejado, sendo um problema de caráter pragmático. Um outro