Fichamento do Livro "Senhas", de Jean Baudrillard

3145 palavras 13 páginas
UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
COMUNICAÇÃO SOCIAL: PUBLICIDADE E PROPAGANDA – 3º SEMESTRE
ESTÉTICA EM COMUNICAÇÃO – PROF.º GUTEMBERG GERALDES
TAINARA HIJAZ

FICHAMENTO TEÓRICO:
SENHAS, DE JEAN BAUDRILLARD

TUBARÃO, 06 DE JUNHO DE 2013

SENHAS, DE JEAN BAUDRILLARD

BAUDRILLARD, Jean. Senhas. 2ª edição. Difel: Rio de Janeiro, 2007.

Jean Baudrillard nasceu em Reims, nordeste da França, em 27 de julho de 1929. Durante seus estudos do ensino médio no Lycée Reims, ele entrou em contato com a patafísica, que se diz ser crucial para a compreensão dos pensamentos posteriores de Baudrillard. Ele se tornou o primeiro de sua família a cursar uma universidade quando se mudou para Paris para assistir as aulas de Sorbonne, onde estudou alemão, tendo traduzido para o francês obras de Karl Marx e Bertolt Brecht. Lecionou sociologia na universidade de Nanterre e sua tese de doutorado, “O Sistema dos Objetos”, foi publicada em 1968.
Sua obra era voltada para um estudo semiológico do consumo, assim como seus dois livros seguintes, "A Sociedade de Consumo" (1970) e "Por uma Crítica da Política Econômica do Signo" (1972). Outras de suas obras que merecem destaque são: "À Sombra das Maiorias Silenciosas" (1978), "Simulacros e Simulações" (1981), "América" (1986), "A Troca Impossível" (1999) e "O Lúdico e o Policial" (2000).
Pensador polêmico, Baudrillard desenvolveu uma série de teorias sobre os impactos da comunicação e das mídias na sociedade e na cultura contemporâneas. Baseou sua filosofia no conceito de virtualidade do mundo aparente, refutando o pensamento científico tradicional. Criticava a sociedade de consumo e os meios de comunicação e considerava as massas como cúmplices dessa situação. Provocou polêmica em 2001, com “A Guerra do Golfo Não Aconteceu”, argumentando que nenhum dos lados poderia se sentir vitorioso, uma vez que o conflito não alterou nada no Iraque. Dez anos depois, no ensaio “O

Relacionados

  • Livro Olhares Em ADC
    72114 palavras | 289 páginas
  • Anais Encontro Cientficio 2014
    171724 palavras | 687 páginas