Politicas publicas de acesso e permanencia na escola
SERVIÇO SOCIAL
MARIA RODRIGUES DA SILVA 7º SEMESTRE
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA (PBF)
Porto velho
2012
MARIA RODRIGUES DA SILVA
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA (PBF)
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Estatística e Indicadores Sociais, Metodologia da Pesquisa Científica, Processos de Trabalho e Serviço Social e Oficina de Formaçao – Tecnologia da Informaçao.
Prof.(s): Heleanara Regina Sampaio, Edna Braun, Amanda Boza e Rodrigo Zambon.
Porto Velho
2012
INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo globalizado, onde a informação acontece em um processo dinâmico. A globalização econômica, as propostas pós-modernas de culturas e os movimentos socias, apesar de serem opostos, acreditam na educação e vêem nela um meio para atingir seus objetivos (PRETTO, 1996).
A sociedade já percebeu que o caminho é a educação se pretendemos que o país alcance os maiores indíces de desenvolvimento econômico devemos preparar os jovens para que participem como coadjuvantes e não como expectadores do contexto social.
Dessa forma, como produto, bem ou serviço, a Educação converte-se num alicerce não restrigida a somente o espaço escolar, mais ampliada para os processos gerais da formação continuada e do desenvolvimento ao longo da vida, eleita como fator estratégico na construção de uma nova sociedade (SILVA, 1996).
Atualmente, temos algumas políticas de incentivo para o acesso e permanência da criança na escola, aqui destacaremos o Programa Bolsa Família, enquanto política educacional proposta pelo Governo e compreender se o mesmo realmente auxilia no acesso e permanência ao bancos escolares,