Currículo docente
TEMA: MODELOS DE PLANEJAMENTO CURRICULAR HISTÓRICO, aula estruturada no cap. 2 – Planejamento curricular, p. 43-69, de: LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth. Teoria de curriculo. São Paulo, Cortez, 2011.
DATA: 04 de outubro de 2012
OBJETIVO: Refletir sobre alguns modelos de planejamento curricular, históricos, marcados, principalmente pela racionalidade Tyleriana (EUA), que exerceram influência significativa no Brasil até meados dos anos 1980.
METODOLOGIA: Aula expositiva dialógica.
ESTRATÉGIA DIDÁTICA: Quadro e giz.
CARGA HORÁRIA: 01:50 h.
INTRODUÇÃO – As autoras Lopes-Macedo apresentam modelos de currículo, caracterizados pela racionalidade Tyleriana, que maracaram o planejamento currícular brasileiro até meados dos anos 1980.
DESENVOLVIMENTO: O capítulo é dividido em quatro vertentes, segundo as autoras, isso possibilita uma melhor compreensão dos leitores.
1. A RACIONALIDADE TYLERIANA – Ralph Tyler (EUA), o nome mais ilustre no campo currícular; referencial na elaboração do currículo no mundo ocidental, centradona eficiência (auge:decada de 1950): autor do livro: Princípios básicos de currículo e ensino (1940). No capítulo o autor enfatiza em sua obra a questão dos objetivos educacionais , extraídas de três fontes: estudos sobre natureza do aluno, a realidade contemporânea do local e a opnião de especialistas para “ diferenciar disciplinas”.
2 – ALGUNS DESDOBRAMENTOS DA RACIONALIDADE TYLERIANA: DOS OBJETIVOS ÀS COMPETÊNCIAS. No contexto da Guerra Fria, Os EUA buscam melhorar a educação do país como forma de fazer frete à corrida técnologica. Assim, autores foram fundamentais para a construção da educação americana, como, Bloom (1956), Mager (1962), Eva Baker e James Pophan, Phillipe Perrenoud. Com esse objetivo de uma nova estrutura educacional os objetivos propostos por Tyler exigiam suprir a industrialização ascendente, as competências mais recentes nas políticas curriculares se voltam para a demanda de trabalhadores