A educação no brasil
INTRODUÇÃO
A educação é a base para todo e qualquer cidadão, e todos, conforme constituição federal, tem direito e essa educação, como também ao acesso e permanência nas escolas públicas, pois é através da educação, que temos a oportunidade para uma vida melhor dentro da sociedade. Todavia, sem ela, ficamos submetido a acompanhar e concordar com os princípios que sustentam a sociedade capitalista.
o capitalismo é um sistema econômico mundial, cujo objetivo é a acumulação do capital, sendo esse principal agente no processo contínuo de reprodução da riqueza. A sociedade capitalista requer um mundo competitivo, e se o trabalhador não tiver uma formação sólida, fica de fora dessa competição, por falta de qualificação profissional. E a única maneira disso não acontecer é através de uma educação de qualidade.
No art. 3º da LDB 9394/96, é exposto que o “Estado tem o dever de garantir o padrão da qualidade no ensino público”. Aqui fica claro, que o ministério público tem um compromisso para com a sociedade, garantir a todos uma educação de qualidade, e igualdade, para todos terem direito ao acesso e permanência na escola.
Nas últimas décadas, através da criação de políticas públicas no Brasil, o governo tem feito um grande esforço no sentido de garantir um ensino de qualidade, acesso, e permanência todas as crianças e jovens na escola.
Apesar dos grandes avanços, os indicadores ainda mostram que reprovação e evasão são alarmantes na escola brasileira. As estatísticas são um sinal de alerta para o trabalho pedagógico desenvolvido, fazendo com que continue sendo o grande desafio da ação educativa, a melhoria da qualidade de ensino, para garantir o acesso, a permanência e o sucesso do aluno na escola.
É notório que a aprendizagem não perpassa somente a escola, ou o professor, é reflexo do contexto social em que o aluno está inserido e das políticas públicas, especialmente as educacionais adotadas.