A educação no brasil
Professora: Gabriela Vieira Neves
Turma: 68-69
O repensar da Educação no Brasil
Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimento que um pais cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas ultimas décadas, ainda a muito para ser feito.
O Brasil apresenta, de forma agravada, algumas características próprias de países em desenvolvimento, entre as quais enorme desigualdade na distribuição de renda e imensas deficiências no sistema educacional. Esses dois problemas estão obviamente associados. Não é possível, hoje em dia, aumentar substancialmente a renda media de adultos sem instrução, nem se consegue educar adequadamente crianças cujas famílias vivem a beira da miséria. Por isso mesmo, ao se traçar uma política educacional, há de se evitar a posição simplista de que se pode resolver problemas da pobreza apenas abrindo escolas. Pobreza e ausência de escolarização são deficiências que somente poderão ser superadas se enfrentadas simultaneamente, cada uma em seu lugar próprio.
Obviamente, a educação sempre foi considerada um bem em si, pelas oportunidades que oferece de enriquecimento cultural. Mas isso, por si só, não cria condições para que a universalização do acesso a escolas se transforme em prioridade das políticas governamentais.
Hoje, decorrente das grandes desigualdades sociais, as relações entre educação e as questões psico-sociológicas são ainda visíveis. A pobreza afasta a criança da escola, lançando-a prematuramente e sem qualificação no mercado de trabalho, aumentando o contingente de subempregados. Nos piores casos, a falta de escolarização abre para o jovem o caminho do crime. A desagregação familiar nas camadas mais pobres da população se segue frequentemente a evasão escolar, pela necessidade de trabalhar ou pela simples falta de incentivo.
A educação