Caixa de pandora
R: As principais características da burocracia de Weber eram as Divisões de trabalho, Hierarquia de autoridade, racionalidade, regras e padrões, compromisso profissional, registros escritos e impessoalidade.
2. De acordo com Weber, quais são os três tipos legítimos de autoridade?
R: Os três tipos legítimos de autoridade segundo Weber eram Autoridade tradicional, resultante de uma ordem social sagrada e eterna baseada no direito divino na tradição cultural e na herança.
Autoridade Carismática que é resultante da rejeição a tradição e contra a ordem social vigente concentrada na aceitação de uma ordem encarnada em uma pessoa.
Autoridade Racional é aquela baseada em normas sociais administradas pela meritocracia com traços impessoais técnicas e racionais. É também denominada como legal e burocrática.
3. Estabeleça a distinção entre poder e persuasão?
R: O poder é a probabilidade de o individuo executar a sua vontade apesar das resistências apostas, o poder inclui o controle da situação, mediante ameaças ou coações u por meio da manipulação das coações ou por meio da manipulação das condições, poder não significa autoridade.
Persuasã nada mais é a faculdade de o individuo influenciar a decisão ou a ação de outro, mediante a razão a lógica e a argumentação.
4. Quais são as funções da burocracia? Explique-as.
R: As funções da burocracia são:
Especialização adjetiva o crescimento produtividade nos métodos modernos de trabalho um individuo pode-se tornar conhecedor de apenas de uma linha de trabalho, se especializando na área que é habilidoso.
Estrutura objetiva dar forma ou conteúdo a organização existe uma hierarquia de comando, de responsabilidade em cada nível a estrutura provê um relacionamento lógico de atividades.
Racionalidade procura estabelecer julgamentos de acordo com o objetivo evita julgamentos por capricho prestígio ou extravagância. Baseia-se na crença na