Resenha crítica quem mexeu no meu queijo
Mudanças: Aceitá-las ou Resisti-las?
Francisco Rafael Vieira Santos
Victor Bezerra da Silva
Spencer Johnson M.D., nasceu em 1940 em uma cidade chamada Mitchell localizada no estado de Dakota do Sul – EUA. Formou-se em Psicologia na Universidade da Califórnia em 1963. Escritor de livros na área motivacional e de negócios, tornou-se conhecido por ter sido criador da série de livros “O minuto”, que trata de métodos de gerenciamentos e vendas, entre eles, está o “Gerente-Minuto” escrito em co-autoria com Kenneth Blanchard Ph.D., best-seller nº 1 do jornal New York Times. Em 1998, Spencer Johnson escreveu “Quem mexeu no meu queijo?”, best-seller vendido em todo o mundo, que ajudou milhões de pessoas a ver a vida de uma forma simples e descomplicada.
O livro “Quem mexeu no meu queijo?” conta a história de quatro personagens, dois ratinhos: Sniff e Scurry e de dois homenzinhos: Hem e Haw que vivem dentro de um labirinto a procura de um queijo, que significa os objetivos e desejos que todo ser humano possui e como esses personagens agem diante de uma mudança. Os ratos representam o lado simples do ser humano, como nós deveríamos agir diante de uma possível mudança ou quando ela já ocorreu. Os homenzinhos, por sua vez, representam o lado complicado do ser humano em agir diante de uma situação que pode representar mudança, independe da sua proporção ou áreas da nossa vida que ela possa afetar.
Todos os dias, os quatros personagens saiam pelo labirinto à procura do seu queijo, até que certo dia, o encontraram em grande quantidade. Diante dessa descoberta, os homenzinhos acharam que não precisariam mais andar pelo labirinto à procura de queijo, pois aquela quantidade seria suficiente para “toda eternidade” e assim, eles acabaram se acomodando, entrando em uma “zona de conforto”. Enquanto isso, os ratinhos inspecionavam