A caixa de pandora
CURSO: ENFERMAGEM.
PROFESSOR: Cleber
FILOSOFIA
GRUPO: JULIANA VITORIA, KAELL DOMENIQUE, LAIS SANTOS, RAFAELA TEIXEIRA E VITORIA ROMANA
TURMA: 3102.
Rio de Janeiro, 02 de Outubro de 2014
Fundação De Apoio as Escolas Técnicas do Rio de Janeiro ETESC.
Grupo: Juliana Vitoria, Kaell Domenique, Lais Santos, Rafaela Teixeira e Vitoria Romana
CAIXA DE PANDORA
Trabalho de filosofia sobre o mito grego A Caixa de Pandora Professor: Cleber Turma: 3102.
Rio de Janeiro, 02 de Outubro de 2014
SUMÁRIO
PANDORA
Na mitologia grega, Pandora ("a que possui todos os dons", ou "a que é o dom de todos os deuses") foi a primeira mulher, criada por Zeus como punição aos homens pela ousadia do titã Prometeu em roubar aos céus o segredo do fogo.
ORIGEM
Pandora era a filha primogênita de Zeus que, aos 9 anos de idade, recebeu de presente de seu pai o colar usado por Prometeu que foi retirado dele ao pagar a sua pena por roubar o fogo dos deuses. Pandora, então, arranjou uma caixa para pôr seu colar, a mesma caixa em que ela guardou a sua mente e as lembranças de seu primeiro namorado, cujo nome era Narciso. A caixa podia apenas guardar bens de todo o tipo, com exceção de bens materiais. Como o colar era um bem material, ele se auto-destruiu.
Para Pandora o colar tinha valor sentimental, o que a fez chorar por muitos dias seguidos sem parar. Como a caixa guardava lembranças com a intenção de sempre recordar-las ao "dono", Pandora sempre se sentia triste. Tentou destruir a caixa para ver se ela se esquecia do fato, mas não funcionou, a caixa era fruto de um grande feitiço, que a impedia de ser destruída. Pandora então, aos 36 anos, se matou. Não aguentou viver mais de 27 anos com aquela "maldição".
Caixa de Pandora
A caixa de Pandora é uma expressão muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é