politicas formulads
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Diagnóstico Social
Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I
ACARAÚ
2014
SUMÁRIO
Justificativa;
Público Alvo;
Metodologia;
Tabulação;
Entrevista com o grupo de idosos;
Nível de satisfação dos usuários idosos com o lazer do município;
Nível de satisfação dos usuários idosos de lazer nos serviços do CRAS I;
Sugestões de lazer priorizadas pelos usuários idosos;
Referências Bibliográficas;
1. JUSTIFICATIVA
O diagnóstico social é realizado por exigência do curso de serviço social, baseado em uma questão social encontrada em determinada instituição, tem como intuito diagnosticar uma problemática, como objetivo prévio de amenizar a situação diagnosticada.
A importância de se trabalhar a questão social está presente como uma necessidade de diagnosticar a situação problema, através de uma investigação com a utilização de um questionário propondo-se a fazer um projeto de intervenção, e em seguida realizar a intervenção.
2. PÚBLICO ALVO
O Estatuto do idoso teve iniciação noprojeto de lei nº 3.561 de 1997 é de autoria do então deputado federal Paulo Paim foi fruto da organização e mobilização dos aposentados,pensionistas e idosos vinculados à Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP), resultado de uma grande conquista para a população idosa e para a sociedade.
A partir de então o idoso passa a possuir direitos fundamentais assegurados (individuais, sociais, difusos e coletivos), cabendo ao Estado, à Sociedade e à família a responsabilidade pela proteção e garantia desses direitos.
O art.20 do Estatuto do Idoso determina que:
“O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas asoportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde, em condições de liberdade e dignidade.”
A população