Gestão estratégica
As estratégias são instrumentos de gestão que afectam a empresa na sua globalidade e têm repercussões a prazo mais dilatado do que as decisoes de rotina. De facto, devido sobretudo a contínua mudança do ambiente das empresas, associada ao acelerado crescimento do desenvolvimento tecnológico, as estratégias estão cada vez mais associadas a um processo contínuo, pois é disso que se trata quando se fala de gestao estratégica.
No entanto a análise, formulção e implementação são três fases de um processo que, como processo, é dinâmico e essas fases não se desenvolvem isoladamente mas, pelo contrário, em permanente interligação.
As dificuldades de implementação de uma estratégia pode conduzir a repensar-se a formulação de uma nova porque as variaveis do ambiente externo ou do ambiente interno, que condicionaram a escolha feita podem ter-se alterado de modo significativo.
A formulação da estratégia de uma determinada empresa traduz uma questão que se coloca, basicamente, em dois níveis: o nível da organização (âmbiente interno) como um todo e o nível da unidade de negócios (âmbiente externo). Assim, a gestão estratégica confronta-se com dois problemas distintos: o da estratégia global da organização que consiste em dicidir como afectar os recursos de modo a conseguir maximizar os resultados desenvolvendo sinergias; e o da estratégia do négocio que consiste em dicidir como concorer num determinado negócio. Feita a análise, importa proceder a selecção de entre as diversas opções estratégicas que, geralmente, se colocam.
A formulação de estratégia consiste pois, na avaliação das diversas hipóteses e selecção da que for considerada mais apropriada, fazendo a sua explicitação, permitindo que seja conhecida pelos diversos stakeholders, em especial por aqueles que, obrigatória ou desejavelmente, devem contribuir para o seu desenvolvimento com sucesso.
Assim sendo, a estrategia alternativa a adoptar será,