Politicas federais de habitação no brasil: 1964/1998
CAMPUS MARECHAL DEODORO
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO AMBIENTAL
3º MÓDULO
Flávio Correia dos Santos
POLITICAS FEDERAIS DE HABITAÇÃO NO BRASIL: 1964/1998.
Marechal Deodoro
2011
Flávio Correia dos Santos
POLITICAS FEDERAIS DE HABITAÇÃO NO BRASIL: 1964/1998.
Trabalho apresentado como exigência parcial da disciplina de Gestão de áreas urbanas, ministrada pelo professor Eder, do 3º módulo matutino, no Curso de tecnologia de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Alagoas – IF/AL.
Marechal Deodoro
2011
SANTOS, Claudio Hamilton M. Politicas federais de habitação no Brasil: 1964/1998. Brasília: Editora do IPEA, 1999.
Santos é bacharel (IE-UFRJ, 1993), mestre (IE-UFRJ, 1998) e doutor (New School for Social Research, 2003) em Economia. Atualmente é coordenador de finanças públicas da Diretoria de Estudos Macroeconômicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Suas áreas de pesquisa são teoria macroeconômica, macro econometria aplicada, finanças públicas e contas nacionais. Tem diversas produções bibliográficas publicadas, entre eles, artigos e livros a respeito dos temas, no qual se mantém disposto em discutir suas abordagens e redigi-los.
No texto ele trás a margem do debate das principais ideias e resultados das politicas federais de habitação, entre o período de 1964 e 1998, dentro de suas características existentes e os aspectos dos problemas habitacionais do Brasil. Não foi uma escolha simples e involuntária do período em analise, mas é do fato de termos o ano de 64 como o da criação do Sistema Financeiro de Habitação, o tal (SFH) e o respectivo ano de 98 como o do amadurecimento das politicas de habitação do Governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), embora que este tenha sido lançado oficialmente em 1996.
À vida, liberdade e propriedade privadas são os principais Direitos que, no entanto, estão positivados em disposições para o bem