politica
A sequência de atividade na educação infantil possibilita um trabalho organizado, um crescimento e o aprofundamento em conceitos e em saberes. Os profissionais da educação deverão reconhecer a importância dos vínculos afetivos com a criança. As crianças tem direito à brincadeira, a atenção individual, a um ambiente aconchegante, ao contato com a natureza, à higiene e a saúde, desenvolver a curiosidade, imaginação e capacidade de expressão, proteção, afeto, amizade, expressar os sentimentos.
O projeto pedagógico é um planejamento das ações a serem passadas nas creches. Planejar suas ações, preparar espaços e materiais que possibilitem o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. É fundamental que o ambiente promova situações e oportunidades de desenvolvimento das suas habilidades. A educação infantil tem como compromisso propiciar às crianças o acesso ao conhecimento, de maneira que elas possam compreender melhor sua realidade social.
A educação infantil deve ser um ambiente propício para a construção de novos saberes a partir da exploração lúdica, dando oportunidade para que as crianças descubram coisas novas, vençam desafios, brinquem livremente, desenvolvam aspectos físicos, psicológicos e sociais. A organização pedagógica deve organizar espaços físicos de acordo com a necessidade das crianças, e organizar uma rotina de acordo com as necessidades e interesses das crianças, pensando no seu bem-estar, tempo, alimentação e higiene. Caberá ao professor criar novas alternativas, inovar e se dedicar ao seu trabalho, buscando novos materiais, ideias, jogos, brincadeiras que