politica
O “presidente” sempre está acima do poder perante os outros, assim, para ele tudo está bom, tudo está funcionando perfeitamente, enquanto, na visão da população tudo está um verdadeiro caos. Isso poder ser exemplificado no segundo quadrinho da tirinha, onde o Bwana, diz o que é democracia. Bwana era o líder e para ele tudo estava muito bom, entretanto, após a fala do líder, todos os outros, que eram a maioria, decidiram dar os objetos pesados que carregavam para Bwana levá-los e ver que a situação não era nada boa para quem carregava os objetos. Desse modo, de acordo com o texto “Herança Maldita”, pode-se perceber que um bom “presidente” ou líder é aquele que consegue não ser muito neutro e nem ser muito rígido ao mesmo tempo. É aquela pessoa que encontra um meio termo e entende a situação dos companheiros.
Analisando os textos, pode-se claramente fazer um relacionamento com a atual política. Basta relembrar os grandes protestos que ocorreram Brasil á fora, e observar que nenhum brasileiro está satisfeito com as políticas adotadas pelo governo. Os altos impostos sobre os produtos, o mal investimento da verba pública em áreas cruciais ao desenvolvimento, os escândalos de corrupção, exemplificam muito bem, que os “grandes”, não estão nenhum pouco preocupados com a população, e não sabem como é o sofrimento de muitas famílias brasileiras.
A economia, a sociedade, a cultura e a política são interdependentes, ou seja, todas precisam umas das outras para poder concretizar mudanças significativas na vida de todos. Se a economia vai mal, não existe verba suficiente para promover mudanças; se a sociedade vai mal, não existe recursos humanos suficiente para promover mudanças; se a cultura vai mal, não existe capacidade intelectual de elaborar planos e novas metas; se a política vai mal, não existe capacidade de organização para colocar em prática os planos e metas. Essas quatro variáveis, são como engrenagens que precisam sempre trabalhar alinhadas